30.12.08

Geek's martial art

Num confronto físico, um geek, em defesa pessoal, pega no rato óptico, vira-o ao contrário e aponta o laser aos olhos do atacante.

24.12.08

Nem o Pai Natal escapa ao ócio...


Este sim, é o verdadeiro!

FELIZ NATAL!

Votos de muitas prendas, muitos momentos ociosos e muita comidinha.

19.12.08

Estatísticas mundiais

Uma coisa que sempre me intrigou e fascinou foi saber se algum dia, a qualquer altura, uma pessoa pudesse, de alguma forma utópica e futurista, aceder a um arquivo com as suas estatísticas pessoais.

É claro que é uma coisa fisicamente impossível, a não ser que o Big Guy lá de cima resolvesse abrir uma secção de estatísticas pessoais e interpessoais com atendimento ao público.
Mas está visto que nem tão cedo ele nos fornecerá tal benesse.

Sim, esta coisa das estatísticas pessoais pode parecer fútil, disparatada e extremamente ridícula, mas a verdade é que seria algo, no mínimo, despertador de uma certa curiosidade.

Já dei por mim a pensar, por exemplo, quantos toques dei numa bola em toda a minha vida, quantos metros nadei, quantos caroços já engoli, qual a palavra que mais vezes escrevi, etc...
(Isto para não falar das mais bizarras que já me ocorreram, mas que, devido ao carácter íntegro e sério que este blog ainda contém, não me é permitido discorrer aqui e agora)

É um assunto para reflectir e talvez dar uma boa gargalhada.

Entretanto, enquanto isso não é possível, há quem se dedique às estatísticas de factos palpáveis, em áreas como a economia, educação, população, entre outras. Também acessível em português.

18.12.08

Faltas justificadas ou injustificadas

Uma das grandes vantagens deste blog ser denominado de ociosidade compulsiva, é, simplesmente, a não obrigatoriedade de postar regularmente.

E melhor ainda: não ficar com o sentimento de culpa, caso o mesmo aconteça.


E, se por mero acaso, alguém se quiser insurgir, a justificação está no título...

15.12.08

Lançamento do sapato

Faltou-te um bocadinho assim...



Ah! E ainda lhe chamou "cão"!

Talvez o expoente máximo da literatura portuguesa

Com tanto filme que anda por aí baseado em livros deste e daquele, ninguém põe os olhos neste senhor?!

Ó Meirelles, já pegavas nesta relíquia literária e adaptavas ao cinema.
E o mesmo se aplica aos senhores do Prémio Nobel... ponham os olhos neste talento!

E já agora, ponham vocês também os olhos neste excerto.

Fa-bu-lo-so!

Zeze Camarinha - "THE" Book

13.12.08

O estado de Guantanamo

Todos já ouvimos falar de Guantanamo. E, normalmente, as referências a este local prendem-se a conotações negativas, como é o caso da posse "forçada" de uma base naval americana naquele território, ou da tortura de prisioneiros na prisão inserida naquela base naval.

Nos dias que correm, é muita a tinta derramada e as teclas gastas sobre este assunto devido a uma mudança profunda, prestes a realizar-se pelo futuro-presidente Obama, para esta base naval que implica exactamente a prisão de Guantanamo.

Em traços gerais, Guantanamo foi "arrendada" pelos cubanos aos americanos, por volta de 1903. Mais tarde, em 1934, o "contrato de arrendamento" foi reescrito, impondo as condições deste negócio, na quais se destacam o pagamento anual de uma quantia em ouro e o facto deste "contrato" se romper apenas e só quando ambas as partes estiverem de acordo. Daí as aspas em forçada, lá em cima.


Em 2002, devido ao fatídico 11 de Setembro, foi aberto um centro de detenção que adquiriu a sua (má) reputação devido aos encarceramentos de prisioneiros, por um período ilimitado, em nome da luta contra o terrorismo.
De referir que a maior parte destes detidos estão nestas condições sem haver provas evidentes contra eles, pelo que a sua detenção é baseada em suspeitas, muitas vezes provenientes de fontes de informação não totalmente credíveis.
Muitas são as histórias, vídeos, notícias e livros referentes a este assunto, no qual o destaque recai sobretudo no tópico da tortura de prisioneiros.

Na última semana, jornais de todo o mundo têm publicado imensas notícias sobre Guantanamo focando um assunto: o encerramento da prisão de Guantanamo.

Os defensores dos direitos humanos rejubilam. E assim deve ser, na minha modesta opinião.

Assumindo sempre a vontade de encerrar aquele centro de detenção, agora que tem poder, Obama começa já a movimentar as suas tropas para cumprir esta que foi uma das suas promessas eleitorais. Nas palavras de Obama, estas medidas
"fazem parte de um esforço para permitir à América reencontrar o seu caminho no plano moral".

(Quase que faz lembrar o Sócrates com as suas promessas eleitorais... not)


Entretanto, surge um problema neste processo: o que fazer aos prisioneiros?
A intenção de Obama passa em distribuí-los a quem os quiser. Certo que alguns irão para os E.U.A., mas seria impossível acolher todos os prisioneiros que actualmente se encontram em Guantanamo e que se contam em cerca de 250.

Aí entra o espírito vanguardista de Portugal que se disponibiliza para receber alguns dos detidos de Guantanamo. Mais ainda; esta disponibilidade toda é intencionada sem qualquer tipo de promessa feita pela parte dos E.U.A..
Estejam à vontade para especular sobre as razões que o nosso governo tem para tomar esta decisão, ainda para mais considerando a premissa - "não há almoços grátis", mas certamente que será um movimento político para cair nas boas graças de Obama.
É, vá lá, um "lamber as botas" ao nosso mais poderoso aliado. Perfeitamente justificável.

Numa notícia de última hora, o Expresso faz saber que Portugal já tem uma reserva de 6 prisioneiros encomendada para o nosso território, faltando apenas a confirmação oficial da posição do nosso governo em relação a este assunto para os detidos serem "despachados" aqui para o nosso canto.

A ver vamos o que vai sair daqui.

Se tudo se confirmar, é realmente de louvar o esforço de Portugal em ajudar a fechar um dos antros de violência disfarçada do regime Bush.
Mas, caso aconteça, quais serão as implicações destas medidas?
Ainda está tudo muito enevoado para se poder tirar conclusões, mas, pelo menos, a intenção está toda lá.

Entretanto, podem ver algumas fotografias que retratam visualmente o quotidiano da base naval de Guantanamo Bay; algumas delas mostram curiosidades muito interessantes.

11.12.08

Is it "Good Morning, Sunshine"?

Post madrugador...


Só porque muitas vezes, esta hora é desvalorizada em relação às outras 23.

5.12.08

Devaneio musical

Um dos motivos para a criação deste blog, para além da aparente dose excessiva de ócio que me corria nas veias, foi a necessidade de partilhar esta música:


Audioslave
Getaway Car
Audioslave (2002)


Estive a pensar no que daria para ver esta banda a tocar ao vivo, especialmente esta música.
A primeira coisa que me ocorreu foram as partes do meu corpo mais dispensáveis. Depois as partes que me custavam a perder, mas que até valia a pena por ser pelo que é.

Ainda estou a pensar nisso...


É delirante! Já cheguei ao ponto de acordar a meio da noite, com um impulso arrebatador de ouvir esta música, pô-la a tocar e voltar a dormir, bem mais descansado.

3.12.08

Ice Ice Baby

Cenário: 1.º encontro; tu e uma bela jovem, do género Jessica Alba, passo o cliché; aquele silêncio constrangedor que se intromete depois da conversa de rotina.

Dica: "Sabes quanto pesa um urso polar?"




(Esperar algum tempo, seja pela tentativa de resposta dela, ou por um simples, "não sei")




"O suficiente para quebrar o gelo"


Boom!
Das duas uma: ou teve piada e tu és um tipo que a faz rir e coise e tal e tal e coise, ou não teve piada nenhuma e desatas a inventar coisas para desculpares aquilo que disseste.

Uma coisa é certa: o gelo está quebrado.

Secção de Desporto

Pólo Aquático

29/11/08 - CPN (Clube Propaganda de Natação) 10 - LouletanoDC - 11
01/12/08 - LouletanoDC 13 - Belenenses 10


Vivem-se dias mais tranquilos depois de um fim-de-semana prolongado vitorioso...